A Diretora da Área Doutrinária da FEMAR, Ana Luiza Nazareno Ferreira (foto), explica, na entrevista a seguir, os desafios do Atendimento Espiritual na Casa Espírita durante o período de pandemia. Ana Luiza reforça que a atividade pode se feita por telefone móvel, com cuidado e organização. A diretora afirma que o Atendimento Espiritual é caracterizado pela discrição, acolhimento amoroso, esclarecimento seguro e consolo.
`Por Roseane Arcanjo*
1 – O que caracteriza o Atendimento Espiritual na Casa Espírita?
Ana Luiza Nazareno – Em primeiro lugar, o amor e a solidariedade para com aqueles que buscam a casa espírita tentando encontrar consolo e orientação para sua vida. O atendimento espiritual na casa espírita é uma atividade que se caracteriza pela discrição, pelo diálogo fraterno, pelo acolhimento amoroso, consolo, esclarecimento seguro e orientação adequada para todo aquele que chega em busca de ajuda, pelo compromisso e responsabilidade de todos que fazem este trabalho. Não promete a cura das doenças, nem a solução dos problemas do atendido, mas abre novas possibilidades para que o que chega entenda que o seu equilíbrio será conseguido por ele mesmo, pelo seu próprio esforço em buscar os recursos adequados à renovação de energias.
2 – Quais as principais orientações para a realização do Atendimento Espiritual?
Ana Luiza Nazareno – Em primeiro lugar, a casa deve preparar uma equipe para fazer o trabalho, escolhendo aqueles trabalhadores de boa vontade para a tarefa. As atividades dessa Área constam de: Recepção, Atendimento Fraterno pelo diálogo, Explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, Atendimento pelo Passe, Irradiação, Evangelho no lar e Implantação do Evangelho no lar.
Para a tarefa específica do Atendimento Fraterno pelo diálogo devemos ter uma equipe composta de um Coordenador com atribuições de organizar, definir e distribuir tarefas, acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido, etc.; um Recepcionista que recebe o que busca o Centro com alegria, naturalidade, segurança, encaminhando-o à área desejada ou à pessoa que possa ajudá-lo; e os Entrevistadores ou Atendentes, trabalhadores do Centro Espírita devidamente capacitados para a tarefa.
Os trabalhadores que fazem Atendimento Espiritual na casa espírita devem: ter conhecimento da Doutrina Espírita e conhecimentos específicos que ajudem no desempenho da tarefa, conduta moral-evangélica que inspire confiança e respeito, abstendo-se, ainda, do álcool e do fumo; conhecer a estrutura administrativa e funcional da Instituição Espírita e os procedimentos básicos referentes ao serviço do Atendimento Fraterno; reconhecer a importância e a adequação da tarefa dentro das finalidades da Casa Espírita e a necessidade de preparação da Equipe através da prece e leitura de um trecho evangélico, antes do início dos trabalhos; e estar integrado nas atividades desenvolvidas na Casa Espírita e capacitado pelo treinamento prévio.
Outras orientações necessárias a um bom Atendimento Espiritual a equipe as terá participando dos cursos oferecidos pela FEMAR nesta Área.
3 – O que podemos entender como cuidar do corpo e do Espírito?
Ana Luiza Nazareno – O corpo é um instrumento para a evolução do Espírito, o instrumento passivo da alma que oferece as condições para ele manifestar-se, expressar-se, agir, durante sua existência. E enquanto a existência durar, ambos devem viver em equilíbrio, ajudando-se, mutuamente, sem conflitos ou desequilíbrios, sob o comando do Espírito.
Sendo o corpo importante para o progresso do Espírito, devemos, pois, cuidar das suas necessidades, tendo sempre a concepção de que ele é apenas um instrumento de evolução para o Espírito imortal; portanto, não lhe devemos dar uma valorização que o coloque acima do Ser Espiritual, nem o desprezar, culpando-o das suas fraquezas e imperfeições. Mantê-lo o melhor possível, para que ele possa oferecer boas condições de trabalho material e espiritual que cabe ao Espírito, através dele, pois quanto mais saudável estiver o corpo muito melhor para o ser espiritual.
Vivendo, pois, uma vida material, é necessário cuidar dela, seja no âmbito do próprio corpo, seja na vida de relação que estabelece com os demais seres.
“Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a Lei de Deus.” (Georges, Espírito Protetor – ESE – cap. XVII, item 11)
4 – Como as Casas Espíritas podem realizar o Atendimento Espiritual durante o período de isolamento social?
Ana Luiza Nazareno – As atividades de Atendimento Espiritual nas Casas Espíritas talvez tenham sido as mais difíceis neste período de isolamento social, mas como é uma tarefa vital por conta das diversas aflições e sofrimentos por que passam muitas pessoas neste momento de pandemia, é importante o Centro criar alternativas, respeitando, é claro, as normas exigidas de isolamento.
Uma opção é fazer o atendimento por telefone móvel, o celular. Recomendamos que não sejam os números dos telefones pessoais dos atendentes e sim que sejam chips exclusivos para essa finalidade. O objetivo é manter a segurança e privacidade de quem está na atividade. Os interessados poderão acessar os telefones de contato nos dias e horários estabelecidos no calendário do Centro.
Uma observação, não permitir, caso seja solicitado, que o atendido possa ligar a hora que quiser. É orientar, esclarecer e consolar, naquele instante, oferecendo opções para que ele encontre o consolo, tais como: orientar fazer o Evangelho no Lar, procurar nas redes sociais assistir palestras que estão sendo oferecidas online, ler um bom livro, usar a prece que é excelente recurso para nos ajudar, enfim, conversar sempre de forma otimista, fortalecendo a fé e a confiança do necessitado.
Dizer para quem ligar que evite ficar assistindo notícias que deixam as pessoas mais angustiadas. Algumas Casas podem fazer, também, se tiver condição, o atendimento online, em dias e horários estabelecidos pelos atendentes, divulgando essa modalidade nas redes sociais do grupo.
*Diretora de Comunicação Social da FEMAR