Vem comemorar o aniversário da FEMAR: 72 anos de trabalho na seara de Jesus e na unificação do Movimento Espírita.
Haverá uma live com a presença de César Perri, ex-presidente da FEB, no dia 3 de dezembro de 2022, a partir das 20h. O link é https://www.youtube.com/watch?v=LRbotGuuBtI.
A FEMAR
Antes da fundação da Federação Espírita do Maranhão (FEMAR), existia desde 1948, em São Luís – MA, a “União Espiritualista do Maranhão”. Os espíritas filiados à União Espiritualista “ não concordavam com a palavra “espiritualista”, por ser esse um termo muito abrangente.
Os presidentes de Casas Espíritas pensavam em fundar uma instituição com outro nome, quando receberam um comunicado da Federação Espírita Brasileira (FEB) dizendo que estaria saindo do Rio de Janeiro, Distrito Federal na época, a Caravana da Fraternidade chefiada pelo professor Leopoldo Machado (RJ) e acompanhado dos confrades Carlos Jordão da Silva (SP), Luís Burgo Filho (PE) e Francisco Spinelli (RS).
Essa Caravana estaria percorrendo os Estados do Norte e Nordeste do Brasil, com o fim de propagar os ideais da Unificação, solidários com o Pacto Áureo de 5 de outubro de 1949. Assim os espíritas maranhenses resolveram aguardar a chegada da Luzida Caravana, como era chamada.
Com a chegada da Caravana, a 1º de Dezembro de 1950, em São Luís – MA, na sede do Grupo Espírita “Olhar de Maria”, na rua 3, nº 2 , Bairro Céu, às 20h, em São Luís-MA, fundou-se a FEMAR.
O CONVIDADO
César Perri foi diretor da FEB, atuou em algumas áreas de comunicação social e principalmente como Secretário Geral do Conselho Federativo Nacional. Integrou a Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional e foi presidente da Federação Espírita Brasileira. Atualmente, César Perri tem exercido intensa atividade social e literária, escrevendo inúmeros artigos em colaboração com diversos periódicos. É autor de vários livros.