Em 13 de novembro de 1949 foi lançado o Pacto da Juventude, também conhecido como Pacto Áureo de Unificação das Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil. Nas décadas de 1950 e 1960, a data também foi reconhecida como o “Dia do Jovem Espírita”. Em virtude do primeiro ano de celebração, em Reformador de dezembro de 1950 (ano 68, n.12, p.279), foi publicada uma mensagem, da qual destacamos os seguintes trechos:
“Se a notícia do acontecimento do Pacto Áureo, em si mesma, valeu por uma verdadeira repercussão harmoniosa sob os céus e atmosfera do Cruzeiro do Sul, nos corações dos inúmeros membros da compacta Família Espírita Brasileira, dos harpejos celestiais, em regozijo pela efetivação do Grande Ato, a comemoração do seu 1º aniversário, levada a efeito na Casa de Ismael pela Comissão Central do seu Departamento Juvenil, com uma assistência simplesmente estupenda.
[…]
A ação fraterna, integrada e intergeracional garante o alcance dos objetivos da Unificação, fortalecendo elos de apoio mútuo, de modo a oportunizar espaços cooperativos de aprendizado, convívio e trabalho. Relembrando a canção Alegria Cristã de Leopoldo Machado, “sempre ombro a ombro, sempre lado a lado, vamos trabalhar com muita alegria, pelo Espiritismo mais cristianizado, pela implantação da paz e harmonia…”
Confira também a matéria histórica publicada no periódico do Departamento de Juventude da FEB em 1950, o Brasil Espírita (ano 1, n.8, 1950).