(98) 3232-9907

220 anos do nascimento de Allan Kardec: a importância do Espiritismo para o mundo

Facebook
Telegram
WhatsApp

O decodificador apontou as novas Leis Naturais: as que regem as relações entre o mundo visível e o Mundo Invisível

Bezerra de Menezes, considerado o “Kardec brasileiro”, rendia elogios ao missionário Hippolyte Léon Denizard Rivail, educador, autor e tradutor francês. Este, que sob o pseudônimo de Allan Kardec, nasceu em Lyon, em 3 de outubro de 1804, foi educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suíça), em religião católica. 

O Espiritismo veio com o tempo instigando seu olhar científico e filosófico. Em torno de 1855, iniciou as observações sobre os fenômenos. Sempre ao seu lado esteve Amélie Gabrielle Boudet, Madame Kardec, sua esposa, que teve papel essencial no apoio a Kardec e na divulgação do Espiritismo.

Henri Sausse organizou a primeira biografia de Allan Kardec após sua desencarnação no ano de 1869. Nela, reuniu diferentes fatos da vida do codificador, apresentando-o no campo da pesquisa científica e com seus resultados. A primeira edição em português foi realizada nas páginas de Reformador e, a posteriori, traduzida por Guillon Ribeiro, presente na primeira parte do livro Obras Póstumas, que destacamos: 

“Entreviu, desde logo, o princípio de novas Leis Naturais: as que regem as relações entre o mundo visível e o Mundo Invisível. Reconheceu, na ação deste último, uma das forças da Natureza, cujo conhecimento haveria de lançar luz sobre uma imensidade de problemas tidos por insolúveis, e lhe compreendeu o alcance, do ponto de vista religioso. 

Suas obras principais sobre esta matéria são: O livro dos espíritos, referente à parte filosófica, e cuja primeira edição apareceu a 18 de abril de 1857; O livro dos médiuns, relativo à parte experimental e científica (jan. 1861); O evangelho segundo o espiritismo, concernente à parte moral (abr. 1864); O céu e o inferno, ou A justiça de Deus segundo o espiritismo (agosto de 1865); A gênese, os milagres e as predições (janeiro de 1868); a Revista Espírita: Jornal de estudos psicológicos, periódico mensal começado a 1º de janeiro de 1858.”

Allan Kardec. Obras póstumas. Tradução de Guillon Ribeiro. 41. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2019. p.14. Biografia de Allan Kardec.

Leia mais sobre sua história: Biografia de Allan Kardec.
Clique aqui e faça o download das obras básicas e da Revista Espírita no portal da FEB. 

Em celebração aos 220 anos de nascimento de Allan Kardec, a Federação Espírita Brasileira apresenta o especial Kardec, 220 anos | Mês do Codificador. Serão cinco semanas retratando aspectos históricos de seu trabalho, depoimentos do passado e presente. Acompanhe e compartilhe as publicações nos canais oficiais da FEB na internet.

Se você gostou, compartilhe: