No dia 13 de novembro comemora-se o Pacto Áureo de Unificação das Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil. Lançado em 1949, o Pacto da Juventude era referenciado nas décadas de 50 e 60 como o “Dia do Jovem Espírita”. O periódico Brasil Espírita veiculou no número 8 do ano de 1950 os momentos da comemoração do primeiro aniversário do Pacto:
“Se a notícia do acontecimento do Pacto Áureo, em si mesma, valeu por uma verdadeira repercussão harmoniosa sob os céus e atmosfera do Cruzeiro do Sul, nos corações dos inúmeros membros da compacta Família Espírita Brasileira, dos harpejos celestiais, em regozijo pela efetivação do Grande Ato, a comemoração do seu 1º aniversário, levada a efeito na Casa de Ismael pela Comissão Central do seu Departamento Juvenil, com uma assistência simplesmente estupenda.
(…)
A ação fraterna, integrada e intergeracional garante o alcance dos objetivos da Unificação, fortalecendo elos de apoio mútuo, de modo a oportunizar espaços cooperativos de aprendizado, convívio e trabalho. Relembrando a canção Alegria Cristã de Leopoldo Machado, “sempre ombro a ombro, sempre lado a lado, vamos trabalhar com muita alegria, pelo Espiritismo mais cristianizado, pela implantação da paz e harmonia…”