ANIVERSÁRIO 30 ANOS ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA EMMANUEL

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA EMMANUEL – Fundada em 30/11/1988

São Luís/MA, 30 de novembro de 2018 - Aniversário de 30 anos


Alguns colegas espíritas e simpatizantes, a exemplo de Domício Magalhães Maciel e Osmir da Silva Freire, que eram trabalhadores da Sociedade de Estudos Espíritas Ismael, e Joaquim Farias de Oliveira, simpatizante, trocaram ideias sobre a importância de se fundar um centro espírita na comunidade do Cohatrac, para beneficiar os moradores do bairro e os espíritas que ali residiam. Nessas trocas de ideias, se reconhecia o projeto da mais alta importância, mas se considerava o risco de sua permanência, pois se é fácil fundar uma instituição, difícil é a sua manutenção. Essa preocupação vinha da constatação de casas que tinham sido fechadas por falta de pessoas, quando as que estavam à frente se afastavam por qualquer motivo, sem contar com outras que pudessem dar continuidade ao trabalho.

O tempo foi passando e a ideia foi ganhando corpo, com o entusiasmo de alguns. Afinal, a 30/11/1988, o grupo se reuniu e se realizou a Assembleia Geral para a criação da Casa, que recebeu o nome de Associação Espírita Emmanuel, em homenagem ao Espírito Emmanuel, que foi o guia espiritual do Chico Xavier e ganhou destaque também por ser o maior comentarista do Evangelho, sendo a sua obra largamente utilizada nos trabalhos com base nos ensinamentos de Jesus e na Doutrina Espírita.

A Assembleia Geral foi realizada na casa de Joaquim Farias de Oliveira, no residencial Primavera, mas, logo depois, com o afastamento da maior parte das pessoas que participaram da Assembleia, inclusive do Joaquim, eleito e empossado como Vice-Presidente, as reuniões passaram a ser feitas na residência de Osmir, à época na avenida Norte-Sul do Cohatrac I. Durante um bom tempo, as reuniões eram realizadas com a presença apenas de sua família, a esposa e os filhos. Posteriormente, foi alugada e depois comprada a casa ao lado, para que os trabalhos fossem realizados lá, tendo sido construído um galpão, pegando toda a área dos fundos. Nesta fase, surgiram vários companheiros, e as reuniões passaram a ter um público considerável, mas com a participação de poucos dos que foram fundadores. Os trabalhos se diversificaram e a instituição passou, finalmente, a contemplar o sonho dos fundadores.

Por quase uma década a “Emmanuel” funcionou nesse local. Mas ela tinha que ter sua sede própria. Depois de sondados alguns terrenos, foi conseguido o atual, por concessão de direito real de uso, por parte da Prefeitura Municipal de São Luís, onde foi construída a sua sede definitiva, na rua 19, nº 37, Cohatrac IV.

Os trabalhos que hoje são desenvolvidos, em sua maioria, foram estabelecidos ainda na sede antiga, sem mudar o dia e horário das reuniões.

Ao longo desses 30 anos a Emmanuel passou por várias dificuldades, desafios, mas conseguiu se estabilizar, conquistando a credibilidade e admiração por parte do movimento espírita. Logicamente que muito ainda precisa ser feito para melhorar, mas já conta com uma boa equipe de trabalhadores, que constitui o seu maior patrimônio.

Só há o que parabenizar a Casa, por ter alcançado esse tempo de vida, realizando o trabalho mais nobre de educação espiritual, acolhendo amorosamente o irmão aflito e sobrecarregado, proporcionando-lhe o esclarecimento, a orientação e o encaminhamento para que, no devido tempo e com o próprio esforço, consiga seguir em passos firmes, trabalhando pela sua evolução intelecto-moral.


Filiada à Federação Espírita do Maranhão em 30/11/1992

Contrato de Concessão de Direito Real de Uso celebrado entre o Município de São Luís e a AEE, assinado em 26/03/1996, publicado em 01/04/1996 (Prefeita Conceição de Maria Carvalho de Andrade).

Concessão de Utilidade Pública Municipal pela Lei 2.984, de 13/10/1989, Prefeito Jackson Kepler Lago.


Presidentes da Emmanuel


Presidente: Osmir da Silva Freire (fundador) – 1988 a 1992 e 2000 a 2002

Presidente: Domício Magalhães Maciel (fundador) – 1992 a 1994

Presidente: Odila Bezerra Feitosa – 1994 a 1996

Presidente: Adolfo Bezerra Rocha da Silva – 1996 a 2000

Presidente: Antonio de Pádua Barbosa Bezerra – 2002 a 2015

Presidente: Antonio Reinaldo Santos Linhares – 2015 a 2018 e 2018 a 2021